Locais alegres

Um fim-de-semana no Gerês

No ano de 2005, foi organizado pelo GAC ( Sol Nascente), um fim-de-semana na Serra do Gerês.
Estavamos no mês de Novembro, finais do Outono, portanto, e como tal muito frio lá. Ficámos instalados na primeira pousada da juventude de Portugal. No andar de cima, nos quartos, as noites eram frias, mas cá em baixo, na sala de convívio, passámos noites bastante animadas, calorosas e alegres, à lareira. Demos bonitos e agradáveis passeios por aquelas terras (Terras de Bouro), contactando directamente com a natureza e com as pessoas de lá.
Foi um dia inteiro de camioneta de carreira, parando em Coimbra – a cidade dos estudantes, Porto – a “Invicta”, e Braga – a cidade dos Arcebispos, onde permanecemos cerca de 5 a 6 horas, à espera da camioneta que nos levaria à pousada. Finalmente, chegámos já cansados e estourados.
No Domingo de manhã, chegada a hora de regressarmos, tomámos o pequeno-almoço ainda lá e ali perto apanhámos a camioneta que nos traria de volta a Lisboa. Foi, de facto, um fim-de-semana memorável.

Miguel Neto de Almeida

No dia 25 de Janeiro, durante a actividade de Musicoterapia estivémos a ouvir a música “Não há estrelas no céu” de Rui Veloso . A seguir, houve uma chuva de ideias, a partir da palavra GAC. Com estas palavras fizemos uma paródia da música do Rui Veloso.Os resultados foram:

O GAC da nossa vida é bom para conviver
tão depressa há teatro, como musicoterapia
para mim hoje há GAC com muitas actividades
é o que basta para nos sentirmos em liberdade
amizade, apoio, ajuda, união e crescimento
é o que sentimos nesta instituição o Sol Nascente
vejo-me mais estrutudado quando estou aqui no Fórum
aqui sim há conforto, convívio e amizade.

Paula Cruz, Francisco, Ana Patrícia e Patrícia

Ó meu rico Sol Nascente
que rica instituição
aqui posso conviver e combater a depressão
com muitas actividades e pausa para o almoço
por muito que queiramos, fazemos um grande esforço.

Miguel Neto de Almeida, Acácio, José Carlos e Rita

Chuva de ideias: GAC, Sol Nascente, Fórum, a minha casa, teatro, aprendisagem, instituição, doentes mentais, musicoterapia, almoço, actividades, convívio, ajuda, socialização, união, quente, amizade, conforto, solidariedade, apoio, conflito, inter-ajuda, estruturado, crescimento, doentes, recuperar.

Turismo em Portugal

Eu, João C. Gaspar aproveito todas as oportunidades para fazer turismo (faço turismo cá dentro), isto porque Portugal é um país maravilhoso com muito a descobrir e há sempre um Portugal desconhecido.
Geográficamente e o clima são excelentes. No Verão com uma bela costa de 800 quilómetros com praias magnificas. No Inverno, a neve cujo o ponto é na Serra da Estrela (2000 metros de altitude), onde se pode ter prazer em tocar simplesmente na neve, fazer um típico boneco de neve, ou aventurar-se a fazer ski.
Saliento também a nossa bela gastronomia e os requintados vinhos que encantam quem nos visita.
O exemplo também do turismo revigoroso, onde temos uma grande riqueza histórica como mosteiros, catedrais e um dos maiores santuários mundiais, o Sagrado santuário de Nossa Senhora de Fátima.
O nosso turismo, podia ter mais potencialidades, apostando na qualidade, e não dando só um sorriso a quem nos visita, mas criando o bem e assim deixando um mundo melhor!
João C. Gaspar