domingo, 21 de novembro de 2010

Uma nova Filosofia de Arte


LAURA KEEBLE, ARTISTA PLÁSTICA – UMA NOVA FILOSOFIA DE ARTE

Segundo o artigo do qual recolhi informações sobre a artista Laura Keeble, e que me levou a alguma reflexão sobre o que é mais importante (artista ou obra), não existe muita informação sobre esta artista plástica de nacionalidade inglesa.
A artista insiste em não ser o centro das atenções, remetendo-o,isso sim, para as suas obras, na grande maioria instalações (conjuntos de objectos, já existentes ou produzidos para o efeito, com os mais diversos materiais, dispostos de determinada maneira, num espaço mais ou menos restrito, fechado ou aberto, com ou sem imagem de fundo, ou seja abragente).
As suas obras são um todo, que logo após a concepçào, estabelecem uma dialética com quem as observa, ou seja induzem na pessoa uma ideia ou sequência de ideias, pensamentos, reflexões. A crítica surge depois, própria de cada observador. A artista valoriza a capacidade de as suas obras fazerem o observador viajar e jogar com as suas lembranças e memórias, e despertar sentimentos , que podem ser os mais variados.
Segundo a artista, é uma liberdade de que talvez nào goze no dia-a dia, mas goza de certeza, quando produz estas obras que suscitam ao destinatário (observador) sentimentos, reflexões, tomadas de consciência, etc.

Miguel Neto de Almeida

2 comentários:

dulce disse...

Um beijo grande ao Miguel Almeida,Paula Cruz,Paula Oliveira,Belarmino.Maior beijo as drª Vanessa,drª Sandra.
Obrigada por tudo o estão a fazer a minha tia Ana Patricia!

Obrigada!!!!
Dulce

dulce disse...

Queria mandar beijos grandes a Isabel Encarnação,ao Francisco,a Vera.


Dulce!