segunda-feira, 27 de outubro de 2008

10 de outubro - Dia da Saúde Mental


Escrever sobre esse dia é recalcar feridas curadas e mal curadas.Não é importante saber o porque do dia, mas sim a reflexão da saúde mental neste dia.A saúde mental em Portugal tem vindo ao longo dos anos assumir aspectos de melhoras, apesar de existirem poucas instituições de solidariedade, e nos hospitais os médicos não passarem da prescrição médica.
É importante neste dia referir que a inserção na comunidade é uma das vias de diminuir o estigma que tanto dificulta o convivio entre pessoas com experiência em saúde mental e aquelas pessoas que nunca tiveram tal experiência.
É contudo importante salientar, que o doente em saúde mental nem sempre tem um universo que o protege contra o mundo exterior, dificultando assim as suas melhorias.
Para acabar dou os meus parabéns a todas as pessoas com experiência mental que conseguiram vencer, trabalhar, casar, ter filhos....
Bem haja o dia da Saúde Mental e que seja todos os dias!

Belarmino Ferreira

1 comentário:

Anónimo disse...

Para ser honesto ainda não casei nem tive filhos.De qualquer maneira
trabalhei embora temporáriamente quando já me tinham diagnosticado a Perturbação Obssessiva Compulsiva.
Em termos de vitórias continuou a empenhar-me dia a dia quer na formação onde consegui 14 valores no primeiro teste, quer na recuperação não deixando de tomar duche, cortando o cabelo, indo arrangar as unhas, desfazendo a barba, usando creme hidratante, quer lutando pela integração querendo estar mais com os meus amigos e amigas, quer mostrando as minhas capacidades ao organizar a próxima temporada musical.Para todos os colegas que lutam activamente pela reintragação só digo:Nunca Parem!